Programas Temáticos
Inovação e Transição Digital
Com um total de 3,9 mil milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+, este programa dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente e às Regiões Autónomas para apoiar a inovação e competitividade, a transição energética e as competências para a competitividade.
Assim, inclui, no âmbito do objetivo Portugal + Competitivo, intervenções na digitalização, na investigação e inovação, bem como no crescimento e competitividade das PME. No âmbito do objetivo Portugal + Verde, irá apoiar as empresas em projetos de descarbonização e de apoio à produção de energias renováveis, e no objetivo Portugal + Social apoiará a adaptação de trabalhadores e das empresas à mudança.
Prioridades do programa
- Inovação e competitividade
 - Transição energética
 - Competências para a competitividade
 
Demografia, Qualificações e Inclusão
Este programa terá uma dotação de cerca de 5,7 mil milhões de euros financiada pelo FSE+ e dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente, embora algumas das suas medidas possam abranger as regiões de Lisboa e do Algarve.
Tem intervenções nos domínios das políticas ativas de emprego, da educação e formação profissional e superior, do combate à privação material, da inclusão social e da igualdade de oportunidades, com intervenções que, em conjunto, também contribuem para enfrentar o desafio demográfico, dando cumprimento quase integral ao objetivo Portugal + Social.
Prioridades do programa
- Mais e melhor emprego, conciliação da vida profissional e pessoal e igualdade de género
 - Mais e melhor qualificação inicial para crescer
 - Mais e melhor (re)qualificação de adultos para crescer
 - Mais e melhor inclusão de pessoas em risco ou em situação de exclusão social
 - Mais e melhor acesso a serviços de qualidade
 - Combater a privação material
 
Ação Climática e Sustentabilidade
Este programa terá um total de 3,1 mil milhões de euros financiados pelo Fundo de Coesão e será de âmbito nacional para dar resposta aos desafios decorrentes da sustentabilidade e transição climática, com especial enfoque na descarbonização dos diversos setores da economia, constituindo um forte contributo para o cumprimento do objetivo nacional de alcançar a neutralidade carbónica em 2050.
As intervenções centram-se na transição energética (sobretudo via descarbonização) e ações que promovem a sustentabilidade dos recursos e a mobilidade urbana, que contribuem para o objetivo Portugal + Verde, bem como investimentos no domínio dos transportes, designadamente da ferrovia e do setor marítimo-portuário, no âmbito do objetivo Portugal + Conectado.
Prioridades do programa
- Sustentabilidade e transição climática
 - Mobilidade urbana sustentável
 - Redes de transporte ferroviário
 
Mar
Este programa terá um total de 393 milhões de euros financiados pelo FEAMPA destinados a todo o território nacional, com o objetivo de apoiar investimentos de sustentabilidade das pescas, eficiência energética e descarbonização, biodiversidade, valorização dos produtos da pesca e desenvolvimento local, contribuindo especialmente para o objetivo Portugal + Verde e, com menor expressão, para o objetivo Portugal + Próximo.
Prioridades do programa
- Fomentar a pesca sustentável e a restauração e conservação dos recursos biológicos aquáticos
 - Fomentar atividades de aquicultura sustentáveis e a transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquicultura, contribuindo assim para a segurança alimentar da União
 - Permitir o desenvolvimento de uma economia azul sustentável nas regiões costeiras, insulares e interiores e fomentar o desenvolvimento sustentável das comunidades da pesca e da aquicultura
 - Reforçar a governação internacional dos oceanos e assegurar mares e oceanos seguros, limpos e geridos de forma sustentável
 
Programas Regionais
Norte
Este programa terá um total de 3,4 milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+. Está especialmente focado nas políticas territoriais, as quais estão reforçadas pelo processo de descentralização em curso no continente e contribui para a generalidade dos objetivos estratégicos, em particular para os objetivos Portugal + Próximo, Portugal + Verde e Portugal + Competitivo.
Inclui uma dotação de 60 milhões de euros destinados a mitigar os impactos socioeconómicos da transição para a neutralidade carbónica, resultantes do encerramento da refinaria de Matosinhos.
Prioridades do programa
- Norte mais competitivo
 - Norte mais competitivo e conectividade digital
 - Norte mais verde e hipocarbónico
 - Norte mais verde e hipocarbónico e mobilidade sustentável
 - Norte mais conectado
 - Norte mais social
 - Norte mais próximo dos cidadãos
 - Norte mais neutro em carbono e transição justa
 
Centro
Este programa terá um total de 2,2 milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+. Está especialmente focado nas políticas territoriais, as quais estão reforçadas pelo processo de descentralização em curso no continente e contribui para a generalidade dos objetivos estratégicos, em particular para os objetivos Portugal + Próximo, Portugal + Verde e Portugal + Competitivo.
Inclui uma dotação de 65 milhões de euros destinados a mitigar os impactos socioeconómicos da transição para a neutralidade carbónica, resultantes do encerramento da refinaria do Pego.
Prioridades do programa
- Inovação e competitividade
 - Conetividade digital
 - Sustentabilidade e transição climática
 - Redes de transporte ferroviário
 - Pilar Europeu dos Direitos Sociais
 - Centro + próximo
 - Transição justa
 
Lisboa
Este programa terá um total de 381 milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+. Está especialmente focado nas políticas territoriais, as quais estão reforçadas pelo processo de descentralização em curso no continente e contribui para a generalidade dos objetivos estratégicos, em particular para os objetivos Portugal + Próximo, Portugal + Verde e Portugal + Competitivo.
Prioridades do programa
- Competitividade e inovação: fortalecer a competitividade económica regional suportada no conhecimento e na inovação
 - Sustentabilidade e resiliência: promover a transição ecológica e a resiliência climática
 - Mobilidade urbana: acelerar a descarbonização promovendo a mobilidade urbana sustentável
 - Demografia e inclusão: promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades
 - Desenvolvimento urbano: promover a mudança transformadora e a cidade de proximidade
 
Alentejo
Este programa terá um total de cerca de 1,1 milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+. Está especialmente focado nas políticas territoriais, as quais estão reforçadas pelo processo de descentralização em curso no continente e contribui para a generalidade dos objetivos estratégicos, em particular para os objetivos Portugal + Próximo, Portugal + Verde e Portugal + Competitivo.
Inclui uma dotação de 99 milhões de euros destinados a mitigar os impactos socioeconómicos da transição para a neutralidade carbónica, resultantes do encerramento da refinaria de Sines.
Prioridades do programa
- Alentejo mais competitivo e inteligente
 - Alentejo mais digital
 - Alentejo mais verde
 - Alentejo centros urbanos mais verdes
 - Alentejo mais conectado
 - Alentejo mais social e inclusivo
 - Alentejo mais inovação social
 - Alentejo territorialmente mais coeso
 - Fundo para uma transição mais justa
 
Algarve
Este programa terá um total de 780 milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+. Está especialmente focado nas políticas territoriais, as quais estão reforçadas pelo processo de descentralização em curso no continente e contribui para a generalidade dos objetivos estratégicos, em particular para os objetivos Portugal + Próximo, Portugal + Verde e Portugal + Competitivo.
Prioridades do programa
- Inovação e competitividade
 - Conectividade digital
 - Sustentabilidade e biodiversidades
 - Mobilidade e descarbonização
 - Qualificações, emprego e inclusão
 - Coesão social e territorial
 
Açores
Este programa terá um total de cerca de 1,1 milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+. Está especialmente focado nas políticas territoriais, as quais estão reforçadas pelo processo de descentralização em curso no continente e contribui para a generalidade dos objetivos estratégicos, em particular para os objetivos Portugal + Próximo, Portugal + Verde e Portugal + Competitivo.
Prioridades do programa
- Competitividade, investigação, desenvolvimento e inovação
 - Conectividade digital
 - Energia, ação climática e sustentabilidade
 - Mobilidade urbana sustentável
 - Acessibilidades
 - Alocação específica Regiões Ultraperiféricas
 - Qualificação e emprego
 - Saúde e inclusão social
 - Apoio aos jovens
 - Valorização económica e social no território
 - Combate à privação material
 
Madeira
Este programa terá um total de 760 milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+. Está especialmente focado nas políticas territoriais, as quais estão reforçadas pelo processo de descentralização em curso no continente e contribui para a generalidade dos Objetivos Estratégicos, em particular para os Objetivos Portugal + próximo, Portugal + Verde e Portugal + Competitivo.
Prioridades do programa
- Madeira + inteligente e competitiva: conhecimento e inovação
 - Madeira + verde: ação climática e transição energética
 - Mobilidade urbana sustentável
 - Madeira + conectada: mobilidade e transportes
 - Madeira + social e inclusiva
 - Empregabilidade dos jovens
 - Madeira + próxima: desenvolvimento sustentável dos territórios
 - Regiões ultraperiféricas
 - Combate à privação material
 
Assistência Técnica
O Programa de Assistência Técnica, com uma dotação de 168 milhões de euros, será financiado pelo FEDER e terá âmbito nacional para apoiar a implementação de ações das entidades envolvidas na coordenação e gestão dos fundos, incluindo as dimensões de monitorização, avaliação, comunicação, sistemas de informação e controlo, bem como a implementação do roteiro para a capacitação do ecossistema dos fundos europeus.
Cooperação Territorial Europeia
No âmbito do objetivo da Cooperação Territorial Europeia, Portugal participa num conjunto de Programas Operacionais, que estão em processo de programação e negociação, em parceria com os outros Estados-Membros relevantes, nas vertentes transfronteiriça, transnacional e regiões ultraperiféricas, e com os outros Estados-Membros e a Comissão Europeia, na vertente interregional.
Programas
This is chart Description demo text